domingo, 16 de outubro de 2011

Capitulo 6 - Despedida

Narração da Joana:
A Leonor acordou e depois de uma conversa breve dirigiu-se para a casa de banho com o objectivo de tomar banho… e cá para mim, para se mentalizar que tem de fazer as malas…
Afinal vamos viver em Lisboa. Mas também não sei como vamos levar tudo o que vamos precisar para baixo. Alguma solução irá aparecer.
Toc toc…
- Posso? – Perguntou a minha mãe.
- Claro… - Disse enquanto me acabava de vestir e começava a pentear o cabelo.
- Eu e o vosso pai já tratamos de tudo. E agora só falta fazerem a mala.
- Oh mãe… Mas nós não vamos conseguir levar tudo que é preciso em pequenas malas.
- Oh… vocês vão na sexta…. Levem o necessário para esse dia… no fim-de-semana, nós levamos outras coisas… Acho que se vão safar, não?
- Não sei. Tou a começar a ter receio…
- Ei calma. Qualquer coisa têm sempre a casa dos papas. – Disse abraçando-me e reconfortando-me.
- Miminho só para a mais nova! E a mais velha? – Disse a Leonor entrando no quarto.
- Anda cá… - disse a mãe.
- Meu Deus. Ainda não sei como vou aguentar estar longe de vocês…
- É a vida. – Disse eu.
- Agora também adoptas-te essa expressão? – Perguntou-me a Leonor.
- Ao que parece. – Respondi… Prendi o cabelo.
- Leonor, veste-te… Vamos fazer as malas…- disse a minha mãe.
- Ai meu deus… - Disse a Leonor dramatizando
A minha mãe sai e a Leonor começou a arranjar-se…
Deitei-me na cama a folhear um jornal…
- Nem estejas com ideias… Eu não vou fazer as malas sozinha…
- Eu não penso esquivar-me. – Disse levantando-me.
Saí do quarto e fui ao sótão buscar todas as malas e mochilas grandes que dessem para levar… Entrei no quarto.
-Olha, levamos agora a roupa que usaremos agora, e as coisas mais importantes… Os pais depois levam o restante.
- Boa… e queres começar por onde? – Perguntou-me…
- Selecciona as roupas que mais usamos. Eu vou ver os objectos que vamos precisar…Pode ser?
- Vai lá… Afinal vamos ter de levar quase tudo. – Disse tentando reconfortar-se…
Recolhi os nossos carregadores de telemóveis… Portáteis, carregadores de portáteis, máquina fotográfica, secador, etc… cheguei ao quarto, coloquei numa mala, ainda coloquei algumas peças de roupa dentro para que fosse mesmo cheia…
- Eu estou a ver que isto vai ser mesmo complicado… - disse a Leonor.
- O que é fácil não tem piada. – Disse.
- Pois. Pois.
- Meninas, então como vai isso? – Disse o meu pai espreitando pela porta.
- Complicado… Não vamos conseguir levar quase nada…
- Levem o essencial. Nós depois no sábado vamos lá baixo e levamos a vossa roupa tudinha…
- Quem te ouvir falar até pensa que é muita… - disse a Leonor
- Somos duas… Vestimos a dobrar. – Completei.
- Pois. Pois. – Disse ele. – Venham comer…
- Sim, já vamos… - disse a Leonor.
- Eu já venho… - sai, fui até a casa de banho.
Quando voltei…
- Podemos colocar já isto na mala... – Disse a Leonor.
- Podes ir comer. Depois fazemos isto. – Respondi.
- Tem de ser feito e tem. Assim sempre adiantamos. – Disse ela sorridente.
- Então vamos lá… - começamos a colocar as coisas…- Leonor, estas camisolas tem de ir já? – Perguntei olhando para as camisolas que tínhamos recebido no jogo em Janeiro…
- Claro. Sei lá se um deles não vai estar na estação. – Disse ela convicta.
- Espera sentadinha.
- Oh. Pensamento positivo! - rimos
Enchemos malas e mais malas com roupa, ainda enchemos alguns caixotes com acessórios, malas, sapatilhas, livros… Apesar de não podermos levar tudo, assim os nossos pais não tinham o trabalho de empacotar tudo.
Descemos…
- Então, tudo pronto? – perguntou o meu pai.
- Quase. – Respondeu a Leonor
- Deixamos já algumas coisas empacotadas para que depois só tenham de carregar. – Completei o que ela tinha dito.
- Ok. Mas agora comam.
Sentamo-nos e tomamos o pequeno-almoço… Depois recebemos uma mensagem do pessoal, saímos para a rua e vimos o pessoal todo… Começou a música ‘‘DZRT – Feeling’’. Começou toda a gente a dançar…
- Boa sorte, meninas… - gritaram no final…
- Obrigada. – Dissemos.
Eles abraçaram nos… ainda dançamos todos juntos…
- Não podiam ir embora sem nós nos despedi-mos de vocês – Disse o Guilherme.
- Ei só vamos sexta. – Disse.
- Já esta sexta?! – Perguntaram.
- Sim. Mas nós regressamos. Para umas noitadas com o pessoal. O acampamento continua de pé.
- Ai se não tivesse. – Disse o Manel.
- Agora podíamos era ir beber um copo… - sugeriu o Guilherme.
- Ok. Vamos lá… Mas temos de ir a casa. – Disse.
- Vai lá. Trás a minha bolsa.
Regressei a casa, peguei nas nossas bolsas, avisei os nossos pais e saí. Juntei-me ao pessoal e seguimos até ao nosso local de convívio. Divertimo-nos muitíssimo com o pessoal. Ainda jogamos umas partidas de bowling. E depois lá regressamos a casa.
Os dias passaram e era a altura de entrarmos no comboio para irmos para Lisboa. Era a sexta-feira da mudança. A sexta-feira D.
Nós mal nos despedimos dos nossos pais… Se á coisa que a família Mendonça não gosta é de despedidas.

*Esperemos que gostem. 
                         Manas BC*

2 comentários:

  1. Esta muito bom,as maninhas já estão prontas ara ir ....agora quero o próximo
    beijinhos
    Rita
    http://umanovadefinicaodeamor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. maravilhoso...

    quero mais... agora tou curiosa para ver os proximos capitulos...

    continua...

    ResponderExcluir