sábado, 22 de outubro de 2011

Capitulo 8 - 180º graus...




- Nós somos do clube.
- Joana e Leonor?
- Exactamente. – Respondeu a Joana.
- Tem aqui os vossos cartões. Precisam sempre deles.
- Ok.
- Boa sorte.
- Obrigada – agradecemos.
Iniciamos o caminho para os balneários seguindo as setinhas… mas ainda conseguimos ouvir o porteiro…
- Elas são idênticas…
Olhamos nos e começamos a rir…
Chegamos aos balneários entramos equipamo-nos. Já estava a prender o cabelo quando…
- Achas que vai correr bem?
- Tens duvidas? – Perguntei.
- Tenho.
- Não tenhas. Anda lá. – Disse ajudando a prender o cabelo. Ela colocou a fita no final.
- Vamos?
- Vamos. – Disse respirando fundo.
- Descontrai.
Entramos no pavilhão e a rede estava montada. Olhamos e não vimos ninguém. Por isso pegamos numa bola e começamos a dar toques, realizando um pequeno jogo entre nós.
- Estou a ver que não vos posso deixar a sós 2 minutos.
Paramos imediatamente e ficamos muito quietas. Mas a bola fugiu um pouco de nós e ai a Joana despachou-se apanha-la e a devolve-la.
- Desculpe. – Dissemos as duas.
- Estava a brincar. Eu sou o Pedro, o vosso preparador físico e massagista.
- E eu sou a Marlene, a vossa treinadora. – Disse entrando.
- Prazer. – Dissemos.
- Bem, vocês são idênticas. – Sorrimos.
- Como vos distinguimos? – Disse a nossa nova treinadora.
- Não distinguem. Não temos nenhuma diferença – disse a Joana.
- Terão de confiar em nós. Ou tentar diferenciar as nossas personalidades. – acabei por dizer.
- Mas os nossos pais ainda andam a estudar essa hipótese. – Disse a Joana.
- Ok. Lá teremos de confiar em vocês. – Disse a Marlene.
- Nós temos equipamentos diferentes. – Disse a Joana
- Quando usarmos o do clube. Vem os nomes atrás. – Continuei.
- Muito bem. – disse o Pedro - vamos fazer uns joguinhos, vocês contra nós?
- Ok. – respondemos
- Começam vocês. - Disseram passando a bola.
A Joana foi a servir e o jogo não levou muito tempo. Acabou 25-10. Ganhamos.
- Vocês jogam mesmo bem. – Disse o Pedro.
- Obrigada. Vocês também. Embora um pouco… desorientados. – Concluiu a Joana.
Depois disso estivemos no escritório, a ver e combinar os horários, ver os dias de jogos e marcar a apresentação, e os respectivos exames.
No final do treino, regressamos a casa e demos de caras com os nossos pais á porta do prédio, corremos para eles. Começamos logo a matar saudades e logo depois subimos carregados de tralha e mais tralha… Deixamos tudo meio espalhado pela casa e fomos passear um pouco por Lisboa, afinal eles tinham de regressar ainda nesse dia… Vida de dentista e cabeleireira não permite ausências muito duradouras… Ainda por cima o meu pai tinha uma conferencia… Aproveitamos o dia e no final lá nos despedimos e voltamos para o apartamento…
Os dias foram passando e o dia da apresentação chegou… Estava nervosa, ainda por cima, não tinha os pais cá a assistir. Chamem-me lamechas, mas estava habituada a ter os meus pais por perto. Sim, é uma nova fase da nossa vida, um dia teria de acontecer mas custa sempre…

Narração do David:
A época terminou e a time não conseguiu alcançar mais que um 3º lugar. Desde que a nossa vida pessoal ficou exposta nas revistas cor-de-rosa, baixamos o rendimento. Por mais que nos digam que a vida pessoal não pode atrapalhar a profissional. Isso nunca acontece. Mas o que não tem remédio, remediado está. Agora tínhamos era de manter a cabeça levantada e pensar na pré-época e na próxima época. As férias tinham acabado.
Depois de acordar, arranjei-me e estava a tomar o pequeno-almoço quando alguém toca a campainha, quando vejo quem é através da câmara, nem quis acreditar. Era a Raquel. Como é que á uns meses não conseguia estar longe dela nem 1 minuto e agora nem a posso ver? Ignorei. Coloquei um pouco de música brasileira e aproveitei para fazer uns exercícios… O meu telemóvel começou a tocar… Vi que era o Ruben, baixei o volume da aparelhagem e atendi.
- Oi… - Disse- bom dia mano.
- “Bom dia. Que me dizes de um jantar, logo com a equipa?”
- Por mim – disse… e a campainha tocou.
- “Eu deixo-te em paz. Vai lá abrir a porta.”
- Não, deixe estar, á pessoas que não valem a pena. Tens companhia para almoçar?”
- “Não… Devia?”
- Não sei, quer vir almoçar cá. Depois seguimos para o treino.
- “Ta bem, na falta de companhia melhor.”
- Pobre e mal agradecido. Fico á tua espera.
-“Até já”.
- Até já mano.
Desliguei, fui preparar o saco e quando vou a fecha-lo vejo o cascol do Benfica, cascol que uma adepta de Barcelos me deu. Recordei o momento… ela era linda, mas dificilmente a voltarei a ver novamente. Fechei o saco e dirigi-me para o banheiro. Tomei um banho refrescante e quando regressei ao quarto aquele cascol reteve novamente o meu olhar. Dobrei-o e coloquei-o no bolso de fora do saco. Arranjei-me e fui preparar o almoço. Estava a pôr a mesa quando o Ruben tocou á campainha. Abri e depois de uma breve saudação seguimos para a cozinha onde ele acabou por pôr a mesa, enquanto eu botava um olhinho á comida.
- Tás a ficar um verdadeiro dono de casa. – disse-me
- Na falta da donzela… Tive de me fazer á vida… - respondi-lhe.
 Ele encolheu os ombros e perguntou-me se já tinha visto os jornais de hoje. Como ele já esperava a minha resposta foi “Não”. Ele informou-me que ia buscar o laptop e que já voltava. Quando regressou…
- David, que fizeste ao cascol? – perguntou 
- Tá no saco.
- Pensei que te tinhas desfeito dele.- disse num tom de alivio.
- Secalhar era o que devia. Mas não consigo. Secalhar se a vir já não a reconheço.
- Ela mudou mesmo a tua vida…
- Pois. Depois daquele jogo nada foi igual. Mas acho que cresci. Valeu a pena.
- Bem… o Benfica vai criar uma equipa de volei de praia. Pode ser que as raparigas até sejam simpáticas.
- Ou não. Só espero é que o mister não nos arraste para lá.
- Pois, também não tou cabeça, mas elas são de Barcelos.
- E a probabilidade de serem as donas dos cascóis é quase nula.
- Pois, realmente. – Ele disse fechando o portátil. – Isso ainda demora?
- Já vai mano. Calminha… - desliguei o fogão e levei o tacho para a mesa.
Almoçamos ao ritmo de uma boa conversa. No final levantamos a mesa e seguimos para a caixa. O treino era á porta aberta. O primeiro treino de porta aberta. Ainda a procurei nas bancadas mas foi em vão. O que valeu é que o treino correu lindamente, este ano, ninguém nos para. Quero dar tudo por tudo. Quero voltar a vê-la. Quero que ela festeje cada golo da equipa. Cada vitória do clube. Quero poder dar o melhor de mim em cada jogo. Quero levar este clube a ser campeão. Quero ser campeão. Estes são os meus desejos para a próxima época que aí vem. Que em breve vai começar. Quero brilhar. Quero ser feliz ao menos profissionalmente.
O treino acabou com a vénia habitual e estava a dirigir-me para o balneário quando o mister nos alcançou e nos pediu para passarmos no seu gabinete. Tomamos banho e depois de me arranjar sai em direcção ao seu gabinete. O Ruben já lá se encontrava. Sentei-me e o mister iniciou o assunto que queria falar.
- Sinto-vos abatidos. E escusam de negar, mas as mulheres são a nossa desgraça. Mas, se ocuparmos o tempo, ocupamos a cabeça e rapidamente esquecemos. Por isso, amanhã vão comigo assistir á estreia da equipa de volei do Benfica…. – ele continuou a falar mas eu não prestei a mínima atenção. Não tava com cabeça para jogos de volei, ainda por cima apresentação. Há sempre muitos jornalistas. O Ruben tocou-me e eu despertei…
- David, posso contar contigo?
- Claro mister. Pode contar comigo. – disse tentando safar-me.
- Contigo minimamente animado… – graçou o Ruben
- Convosco animados. Não quero mais boatos na imprensa. – afirmou o Mister.
- Mister, mas… - tentei intervir
- David. Nada de mas… Não têm culpa, mas isso tem de acabar.
- Mister, podemos ir? – perguntou o Ruben.
- Sim, podem. Vemo-nos amanha no pavilhão.
- Até amanha. – proferimos saindo daquele gabinete a 7 pernas.
Saímos e seguimos até aos carros sem proferir uma palavra. Segui até casa onde me depositei no sofá, fiquei a olhar o teto, até que o meu telemóvel começou a tocar. Retirei-o do bolso e abri a mensagem do Ruben. “Oi mano… Não te atrases para o jantar. Até já” Abri uma mensagem em branco… “oi manz. Não tou numa te estar com o pessoal. Preciso de ficar só. Vemo-nos amanhã na apresentação de volei. Até amanhã.”
Não sei quanto tempo fiquei ali… sei que o cansaço se apoderou de mim e dirigi-me para a cama onde rapidamente adormeci.

Na manha seguinte acordei e depois de me arranjar tomei o pequeno-almoço, sem a mínima vontade de sair de casa, muito menos para ir assistir aquela apresentação. Meti-me dentro do carro e segui para o pavilhão… juntando me assim ao pessoal.
Estava no meu canto…
- Mano, no mundo da lua? – Disse o Ruben.
- Não, ‘tava só…
- Anda, mas é…
Entramos e ficamos na primeira fila da bancada, juntamente com o mister, outros jogadores da time, e atletas de outras modalidades. Ainda cruzei o olhar com a Telma Monteiro, mas não me apeteceu iniciar uma conversa.
- Mister, quem são as atletas? – perguntou o Ruben
- Leonor e Joana Mendonça.
- Irmãs? – questionei.
- Gémeas… Têm uma coordenação fantástica….
- E então onde estavam escondidas essas pérolas?
- Na modesta cidade de Barcelos.
- Barcelos?! – disse não acreditando
- Sim David, uma cidade portuguesa, do norte, pequena. O Gil Vicente FC é dessa cidade. – disse fazendo-me sentir ignorante
Eu sei onde é Barcelos. Isto significa que estas atletas são aquelas que eram faladas no artigo que o Ruben leu.
- Sim, já me lembro. – disse tentando disfarçar
Fiquei atento a todas as raparigas. Havia a hipótese dela ter vindo pelo menos ver a apresentação, se fossem conhecidas...
Narração da Joana:
Espreitei e vi que o pavilhão estava cheio…
- Meninas, daqui a pouco entram para a mesa. Trocam umas palavras acerca de vocês da vossa história. Depois aquecem um pouco e o jogo inicia, e depois no final dão umas palavrinhas aos jornalistas. – disse-nos a Marlene
- O que e que lhes dizemos? - perguntou a Leonor um pouco nervosa
- Respondem as perguntas deles. Com calma, e serenidade. Vocês safam-se.
- Obrigada. – respondi
Respiramos fundo e depois saímos. As pessoas todas as olhar-nos, as objectivas todas viradas para nós. Odeio ser o centro das atenções, não esperava tanta gente, nem tanta imprensa. Lá chegamos até á mesa…
A treinadora começou a falar, o preparador físico igualmente e eu mantinha me alheia aquela conversa. Ainda estava em choque com a enchente no pavilhão.
A Leonor começou a falar, eu intervi em alguns temas e aquilo passou. Depois da seca de ter os jornalistas apontados todos a nos, começamos a aquecer.
Depois iniciamos um pequeno jogo e no final ai tivemos de trocar umas palavras…
- Joana, como conseguem ter tanta coordenação?
- Ah… não sei. Talvez por vivermos juntas á 17 anos que já nos conhecemos bem demais.
- Acham que esta aposta tem futuro?
- Claro, porque não haveria de ter. Cada vez mais se deve apostar noutros desportos… - respondeu a Leonor.
- Isso foi um ataque ao futebol? Ao dinheiro que se gasta em futebol?
- Não ataquei ninguém. Só acho que também á outras modalidades que devem ser exploradas. Além disso, eu gosto de futebol. E se fosse contra dificilmente pagaria para ir ver futebol.
- E o equipamentos? Não vos afecta o facto de serem reduzidos?
- Quando vai ver um jogo de futebol vai ver o jogo, a técnica, e o show, ou vai ver o equipamento dos jogadores e esperar que estes tirem a camisola? – Respondi.
- Vemos que apesar de serem jovens tem uma mentalidade e uma responsabilidade muito evoluída. Desejamos lhe muita sorte.
- Obrigada. – Respondemos.
Nós saímos para a área mais restrita e quando nos aparecem o David Luiz e o Ruben Amorim á nossa frente, paramos, para de seguida retomar-mos a marcha e ocuparmos um lugar ao lado da Marlene e do Pedro.


 * Esperemos que gostem...
                 Manas BC*


6 comentários:

  1. fantastico... maravilhoso...

    quero mais...

    continua...

    ResponderExcluir
  2. Olá:)
    Este jogo promete :p
    MAis e rapido sff;)
    Beijinhos
    Rita
    http://umanovadefinicaodeamor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Mais por favor!!

    http://mariaainwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oieeeeeeeee :D


    Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiii :D


    quero mais , beijinhos


    http://luta-por-um-sonho.blogspot.com

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. MUITO BOM!
    QUERO MAIS +.+

    ResponderExcluir
  6. Estou a gostar muito!
    Espero o próximo ;)
    http://romanceinesperado.blogspot.com/
    Beijinhos
    Ritááá xD

    ResponderExcluir